quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Saúde é o que interessa: alimentação saudável

Uma alimentação saudável é imprescindível pra se manter uma boa saúde.
A maioria das pessoas come hambúrguer com mais frequência do que alimentos saudáveis!

O problema é que se a gente comer hambúrguer todo dia e esquecer as coisas saudáveis, a nossa saúde vai pro beleléu. Alimentação saudável não é questão estética! Claro que todas nós queremos nos sentir bem com nosso corpo, mas nossa saúde é muito importante e precisamos cuidar muito bem dela.

Pensando nisso resolvi criar esse post pra você que, assim como eu, tem um problema sério com saladas!

Fui a um aniversário onde uma das entradas era uma pequena porção de salada verde. Eu não gostava muito mas comi, nunca tive problemas em experimentar comidas diferentes...
Eu nunca imaginei que repetiria uma porção de salada! Estava deliciosa, bem temperada, os ingredientes estavam bem frescos, além da aparência colorida e linda!
Cheguei em casa decidida a aprender a fazer uma salada tão boa quanto aquela e eu consegui!

Estou passando por um processo de reeducação alimentar, e essa salada está incluída na minha nova rotina.

Os ingredientes:
- Um pé de alface, pode ser qualquer tipo de alface: hidropônica, crespa, lisa, americana, roxa...
- Um maço de agrião (eu não comia agrião até então rs)
- Uma caixinha de tomates cereja (geralmente vem com uns 300g)
- 250g de mussarela, pode ser substituída por mussarela de búfala que tem um teor de gordura bem menor.
- 250g de peito de peru defumado, pode ser substituído por presunto ligth
- 200g de queijo parmesão fresco ralado (aqueles de saquinho são muito menos saborosos)
- Azeite, vinagre balsâmico, pimenta do reino moída e sal para temperar.

Lave bem todas as verduras! Além dos agrotóxicos elas podem vir com insetos escondidos!
Eu deixo as folhas do agrião inteiras porque acho elas muito fofinhas! rsrs


Os tomatinhos eu corto em 4 e tiro as sementes. Acho que as sementes deixam a salada meio melecada... Rsrs


Misture tudo em um refratário grande!


Corte o queijo e o peito de peru em tirinhas, depois em quadradinhos. O parmesão já é ralado...


Misture!


Além de ficar linda, fica super saborosa, mesmo antes de você temperar.

Uma dica importante, só coloque o molho na hora que for comer, se você colocar vinagre e guardar as folhas vão murchar.

Para o molho, use um misturador tipo de bater clara em neve.
Misture o azeite, o vinagre, a pimenta do reino e o sal. Acrescente água, pro sabor não ficar muito forte (aproximadamente 200 ml de água filtrada).


Esse molho vai render muito!
O ideal pra temperar a salada é colocar apenas umas 7 ou 8 colheres de sopa do molho. Vai sobrar bastante, mas é normal.
Coloque as 7 colheres de sopa, jogando aos poucos, e misture bem.
Só coloque o molho na salada na hora de servir!!!
Se colocar o molho muito antes a salada vai murchar por causa do sal e do vinagre, que desidratam as folhas.

Eu tenho substituído os carboidratos da comida (arroz e batata) por salada, e já sinto a diferença que está fazendo no meu organismo!
Como salada, feijão e carne.

Faça você também!
Experimente e me conta aqui nos comentários o que você achou!

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário